Mortalha, a pré-história do Abadá

Mortalhas do Pinel, Crocodilo e Camaleão.

As mulheres preferiam dobrar a mortalha.

Quase a maioria dos atuais foliões do carnaval de Salvador nunca viram nem sabem o que é uma mortalha. Mas até 1993, essa era a vestimenta padrão de quem brincava nas ruas durante a folia.  As mortalhas eram verdadeiras túnicas multicoloridas. Era um ícone de tal grandeza que ninguem imaginaria que elas sumiriam das ruas, do nosso carnaval, praticamente de um ano para o outro.

Nas fotos temos uma mortalha do Pinel, só a frente, e os dois versos da mortalha do Crocodilo no último ano do Asa de Águia nesse bloco. Logo abaixo, meus amigos Tinho e Marcelo e a turma do Camaleão no ano que Luiz Caldas virou sucesso, em 1985. Depois um time de primeira do Crocodilo e Asa de Águia.

8 Respostas para “Mortalha, a pré-história do Abadá

  1. Crocodilo com o Asa foi um dos melhores carnavais da minha vida!! O projeto do trio merecia um post. Em uma época de tecnologia precária, aquela maravilha de crocodilo que você criou abria e fechava a boca. Outro fato memorável da festa, um encontro de Bell chegando com o camaleão e o Durval (nós na verdade) indo com o Crocodilo (que nesta época saia tarde pra caramba na AV) na frente da Casa de Itália…Bell cantou Durvalino meu Rei e Durval cantou sabe-se lá o que heheh!
    Neste ano, a Dança do Crocodilo criada por Jorge Zarath ainda fazia o bicho pegar na avenida. Mto Bom! E eu era apenas uma mocinha de trancinhas, nem sonhava que tinha sido um futuro grande e querido amigo a me proporcionar tanta alegria.

  2. Consuelo Vidal

    Olha, eu fui da época da mortalha e acompanhei ainda pequena todas as mortalhas do bloco beijo (com Bicudo e Bicuda) e eram de uma criatividade incrível, destaque para a do carnaval de 88, se não me engano, ” A arca de Noé” onde vc fez uma homenagem a todos os blocos e emissoras na mortalha que com certeza ganhou o premio de melhor mortalha…e eu estava no beijo no útimo ano em 93, mortalha vermelha e branca…gosto tanto que ainda tenho várias aqui guardadas…parabéns, Pedrinho da Rocha!!!

    • oi, Consuelo. Vc foi muito precisa. Vou popstar a mortalha da arca em sua homenagem. Valeu…

      • Consuelo Vidal

        Oi, Pedrinho!!! Cadê a foto da mortalha? Lembro que o Beijo ganhou como a melhor mortalha do carnaval naquele mesmo ano.

      • Depois do carnaval, vou colocar as principais mortalhas, inclusive essa do Beijo que, curiosamente seria preta e branca, mas como desconfiamos de que houve um vazamento, mudamos a cor para amarelo e preto.

  3. Consuelo Vidal

    Poxa…vc falou de “vazamento” me lembro que a gente ficava numa ansiedade danada para ver como seria a mortalha do carnaval…hoje em dia as pessoas não estão nem aí para o abadá…
    Pegavamos uma fila imeeeeeeeeeensa no barra shops onde funcionava uma sede micro dos blocos…depois o espaço ficou pequeno demais e no último ano do Beijo distribuíram as mortalhas no Clubinho das Letras…
    Desde 85 me lembro de todas as mortalhas do Beijo, e olha que só comecei a sair em 91, mas era fã do bloco…

  4. Rapaz… acompanhei dos bastidores dessa época. Pinel, Crocodilo, Beijo, Eva nem sei mais.
    Com Francisco Vilas Boas que o diga né Pedrinho?
    Paulo César.

    • Paulo, boa tarde. Havia um tempo que não entrava aqui no blog, rs… só hoje vi seu comentário. Isso ai, Chico foi meu grande parceiro e incentivador desde quando éramos ainda moleques na Ladeira do Salete, nos Barris. Abs.

Deixe um comentário