A origem da “patinha” do Camaleão

Origem da Patinha do Bloco Camaleão

A origem da "patinha" do Camaleão

O que determina o sucesso de uma idéia? De uma marca, mais precisamente? No caso da já famosa “patinha” do Camaleão, a idéia derivou de um evento: “A Festa dos Bichos”, que reuniu os blocos Crocodilo e Camaleão, além das bandas Chiclete com Banana e Ricardo Chaves.

Para a campanha dessa festa que aconteceu no início dos anos 90, imaginei algum grafísmo que pudesse representar os dois reptéis e, apesar de nunca ter reparado numa pata de camaleão ou de crocodilo, terminei por criar, despretenciosamente, um par de patinhas verdes. A festa foi um sucesso e as patinhas também. Depois do evento, procurei a diretoria do Crocodilo e oferecí a patinha como opção de marca para eles, já que o bloco não tinha um logotipo, mas apenas um mascote. Meus amigos crocodilos quase me esganam, alegando que queria “matar” o maior simbolo deles que era o “mascote crocodilo”. Em tom de brincadeira, ainda me mandaram procurar meus amigos do Camaleão para vender aquela idéia “maluca”. Não me fiz de rogado e fui direto para a sede do Camaleão que já tinha uma marca na época. Para minha surpresa, a diretoria do bloco acatou a idéia e adicionamos as duas patinhas à marca já existente. Logo percebemos o sucesso “dela” junto ao público e, ano seguinte, a patinha passou a ser o grande ícone do bloco. Hoje, é uma das marcas mais conhecidas do carnaval baiano no Brasil, a ponto da Ford, patrocinadora do bloco, criar uma linha de automóveis com a marca Camaleão.

Eco Esporte Camaleão

Linha Camaleão da Ford

9 Respostas para “A origem da “patinha” do Camaleão

  1. Tem patinha do camaleão espalhadas por carros pelos 4 cantos do país! Sucesso absoluto. Uma das marcas mais fortes e queridas da Bahia.

  2. Ainda bem que eles não quiseram…rsrsrs…

  3. Nao sabemos se a patinha seria o mesmo sucesso com o Crocodilo…alem do mais,independente da patinha,o
    O Crocodilo sempre teve uma das melhores programacoes visuais de nosso carnaval..Pedrinho sempre fez campanhas brilhantes para a turma de Luneta,Renatinho, Sotelinho,
    Luizinho…

  4. Wagner Nascimento

    A diretoria do Camaleão tem um visão fantástica para negócios. E você, Pedrinho, enxerga como ninguém a cultura carnavalesca. Suas criações são sempre inovadoras e estão sempre um passo à frente. Abs

  5. O sucesso da “patinha” é tão grande que é quase impossivel sair nas ruas de Salvador e não ver pelo menos cinco delas, seja em carros, camisas etc. Essa marca realmente pegou.

  6. Essa nossa PATA AMADA representa a alegria, a emoção, a satisfação e o prazer de estar em uns dos momentos mais felizes na vida dos perseguidores do CHICLETE COM BANANA, perfeito não poderia surgir imagem, ou poderia dizer simbolo maior desta força, nos CHICLETEIROS agradecemos e muito de coração.

  7. Quando vi pela primeira vez essa patinha, achei tão genial quanto simples, e vice-versa! Foi a idéia que eu gostaria de ter tido!
    Não sosseguei até achar uma idéia, no mesmo quilate, que me tranquilizasse! hehehe
    Até que fui trabalhar no Eva e sugeri (cheguei até meio que impor em algumas peças da época!) uma folha de parreira como marca. Rolou durante um tempo, mas depois eles a abandonaram.
    Mas dá tempo ainda viu, Ricardinho, André, Hunfrey, and cia! hehehe

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s