Origens, do fundo do baú.

Foto de meus tios no Carnaval de Salvador

Meus tios (os 2 acima e a esquerda) em frente a minha casa. Anos 60.

Por vezes me questiono porque entrei nessa de carnaval. Revendo fotos do passado da família, porém, encontro alguma justificativa. Meus tios Guilherme e Hortência, foliões inveterados, organizavam grupos de mascarados que se reuniam em frente a nossa casa antes de seguirem para a Avenida. Observando a foto acima, onde eles aparecem no canto esquerdo superior, (a casa do fundo era a minha) é difícil imaginar que assim era o carnaval de Salvador nos anos 1960. Ainda criança, recebí e conviví com essa herança. Mais tarde, adolescente, nos divertíamos em pequenos blocos como o Filhos de Oligo, que saia do meu bairro, os Barris, passando em frente à minha casa em direção a Avenida Sete (foto abiaxo). A mortalha era ridícula, mas a farra inesquecível.

Eu no bloco Filhos de Oligo, passando em frente a minha casa.

Eu e o bloco Filhos de Oligo na minha rua.

10 Respostas para “Origens, do fundo do baú.

  1. Barrís, esse é o bairro,rs…..que rua é essa, é uma das transversais da General Labatut?

  2. Blz Pedrinho,parabéns pelo espaço!!!!
    nasci e ainda moro nos Barris,na Almeida Sandes, perto do Góes Calmon..

  3. Saudoso Barris !
    É com saudade que lembro do tempo que, quando ía para meu quarto, via meu irmão concentradíssimo no quarto dele(final do corredor),com um lápis, as vezes com uma tal de caneta nanquim, uma mesa inclinada, uma luz fria…desenhando, desenhando……
    Então eu ficava ansiosa! Era um misto de curiosidade, das festas que iríam rolar e de admiração. Como era possível eu ter um irmão tão incrível, ele desenhava demais!
    Ía pé-ante-pé para incomodá-lo. Às vezes entrava e saía mas ele não estava pra muito papo,mas quando ele me pedia uma opinião…NOOOSSA! meu coração pulava de contentamento!Mas, naquele momento, era com muita responsabilidade que eu opinava, deixando de lado a minha posição de fã,tentando ser o mais criteriosa possível.Imagine que eu até me achava responsável pelo resultado final!rs….

  4. A foto que vc ta com seus amigos no Filhos de Oligo de quando é?

  5. No ano de 1981, saí no carro desse bloco de odalisca e já procurei fotos desse ano, sem encontrar.
    Obrigada!

  6. ô Pedrinho quantas recordações!!! agora eu viajei de verdade rsrsr… lembro do Barris que era concentração de vários blocos… como o COISA FOFA rsrsrs que saí nele… fui colega de Toinho do Santa Marta e virei amigo da família D. Hortência Seu Guilherme, Gracinha, Juninho e Guilherminho e bricando de volei na rua “Salete” conheci Ana Beatriz, Eliete, Lorinha prima dela, Alcides, Savinho que me batizou no “poste da tortura” rsrsrsr….depois me encontrei no mundo de Rosana, Regina e Jorginho.. será que vc lembraria de mim? Tantos anos… bem a Ana Beatriz lembrou rssrs Abração! e Parabéns por esse trabalho único vc a-ha- zouuuuuu!

Deixe uma resposta

