Meu primeiro cartaz foi feito a facão

Primeiro cartaz da minha carreira

Meu primeiro cartaz em 1979. Feito à mão e impresso em silk.

Queria mostrar essa raridade: meu primeiro cartaz feito em 1979 para o Festival de Chopp do bloco Traz os Montes. Nunca havia feito uma peça publicitária até então. Além de toda precariedade na arte-final, o cartaz foi impresso pelo processo de silk-screen. Não tinha acesso aos recursos da época como “LetraSet”, fotocomposição e laboratório fotográfico. Vendo hoje os recursos que a computação gráfica disponibiliza, de forma democrática, a todos que vivem dessa atividade, percebo o quanto evoluiu em tão pouco tempo uma arte que, desde a invenção de Gutemberg,  levou séculos estagnada.

Algumas curiosidades da época: a festa foi no Clube Fantoches da Euterpe, no Largo 2 de Julho. Naquele tempo, a moda era festivais de chopp. A atração foi o animado e impessoal Trio Tapajós, portanto, anterior ao surgimento de artistas e bandas como o Chiclete com Banana e outras da axé music.

Meus contratantes, os diretores do Traz-os-Montes, ainda meninos, não passavam dos 20 anos. Lula Wesley, Carlinhos Najá, o grande Guigui, os irmãos Paulinho e Toinho, Ari do basquete…  muita festa, pioneirísmo e pouco juízo.

8 Respostas para “Meu primeiro cartaz foi feito a facão

  1. Gabriela Martinez

    Poxa, Pedrinho. Que legal. Daqui a alguns anos serei eu mostrando meus primeiros trabalhos, sob sua direção. hehe A pergunta é: por que pararam os festivais de chopp?

    Abraço!

    • tudo bem, Gabi… até lá eu já me fui.. heheh. Não vai dar para eu retribuir suas visitas no meu blog. Brinacadeira, hein!! Com seu talento, acho que não leva 5 anos pra vc estar pipocando (no sentido bom) no mercado publicitário.

  2. Mesmo sem os recursos apropriados, o talento ja estava totalmente evidente…o começo de uma trajetoria fantastica. Parabens, Da Rocha.

  3. Da Rocha, você nunca estará em falta comigo…muito pelo contrário, você tem crédito comigo por umas 10 encarnações…rsrsr…vc foi muito mais do que um amigo em momentos super difíceis pra mim…MUITO OBRIGADO

  4. Material em alto estado de conservação.

  5. Psedrinho, encontrei Toinho que era sócio do Traz os Montes, e mostrei esse seu trabalho para ele, que ficou emocionado e te mandou abraços

    • oi, Dudu. Toinho era um dos simbolos daquele bloco e daquela epoca de ouro para todos nos. Mande um abracao a ele. O bloco Traz-os-Montes abriu as portas para minha vida profissional.

Deixe uma resposta

