Trio Fobicão, design e história

Projeto Trio Fobicão

Projeto Trio Fobicão feito originalmente para o bloco Cheiro

Em 2000, quis homenagear os 50 anos da invenção doTrio Elétrico pela dupla Dodô & Osmar com um projeto que reproduzisse a antiga fobica adaptada as atuais dimensões do trio elétrico. Originalmente, desenvolví o projeto pensando no meu cliente Bloco Cheiro de Amor. Pensei também na coincidência da Ford, o mesmo fabricante da velha fobica, que estava se instalando naquele ano na Bahia, ser um potencial patrocinador. Mas o destino não quis assim: o Bloco Cheiro recusou minha proposta e, mesmo tentando, não consegui o patrocínio da Ford. Publiquei, então, num anúncio comemorativo da “axé music”, uma série de trabalhos já realizados pelo meu estúdio, inclusive esse projeto. Dias depois, Aroldo, guitarrista e filho de Seu Osmar, me procurou dizendo que ele e Armandinho haviam visto o projeto e estavam apaixonados. Diante do inusitado, eles eram filhos de um dos invetores da fobica na qual me inspirei, terminei por ceder o projeto para o mais pertinete de todos os trios elétricos: o próprio, de Dodô & Osmar.

Design é antes de tudo solução. Aproveitei o fato de a maioria dos trios preservar a forma de “caixote” e criei quatro rodas e paralamas, de fibra de vidro, que se adaptam a qualquer trio com essas características. Incluí também os faróis e a “boca sedan”, o alto falante tão característico dos antigos trios. Esse, porém, por questões tecnicas, nunca foi colocado. Foi uma idéia simples que deu certo.

Na primeira vez que ví o trio pronto foi no carnaval, estacionado na Barra, fiquei admirando o trabalho de modelagem realizado pela Fibrás.  Junto à mim, um folião que também observava, me olhou e, balaçando a cabeça, comentou em voz alta: “isso sim é cultura”. Fiquei com vontade de dizer que tinha sido eu o autor da idéia, mas achei melhor não acabar com a magia. Caí na festa.

Trio Fobicão

Trio Fobicão desfilando nas ruas do Carnaval de Salvador.

4 Respostas para “Trio Fobicão, design e história

  1. Se o bloco Cheiro aceitasse com certeza ganharia mais uma vez na categoria projeto visual de Trio elétrico, foi uma pena, mas o ponto positivo dessa história é que agora os filhos de Osmar todos os anos saem com o Fobicão. Ideia perfeita.

  2. Está ótimo. Mais interessante seria essas rodas em movimento,posso fazer isso é só me contratar,podemos negociar essa automatização: gilvansenator@gmail.com (Engenheiro Mecatrônico)

    • oi, Gilvã. Esses são projetos não aprovados pelos clientes, que é quem fianancia a construção caso aprove. Como acho que algumas dessas idéias são legais ou mesmo engraçadas, eu as publico aqui. Caso algum desses clientes tenha o interesse de produzi-las, eu o contato. Obrigado pela atenção. Pedro.

Deixe uma resposta

