Um maluco chamado Pinel.

Pinel - várias eepocas.

O maluco do Bloco do Pinel: um jeito de ser folião que acabou.

Nos anos 80 houve um “maluquinho” que dominou a cena no carnaval baiano: o Pinel. Personagem inicialmente criado pelo cartunista Zé Vieira, tive o prazer de dar continuidade àquele trabalho a partir do ano de 1984. O Bloco do Pinel era uma confraria de verdade. Do ponto de vista social, das amizades, foram meus melhores anos no carnaval. Tive um verdadeiro aprendizado com a democracia pinelesca. Apesar de toda a loucura aparente, o bloco era um exemplo de organização para a época, e serviu de modelo pra muitos outros.

Os primeiros “Pinels” que ilustrei, todos achavam que era inspirado em Bahia (Carlos Augusto), ilustre presidente do bloco. Mas tarde, já em 1988, o maluco assume as feições do mais novo comandante da Banda Pinel: Durval Lelys – Pura redundância. Já nos anos 90, o símbolo do Pinel colocou um boné e ganhou ares de uma nova estrela da axé-music: Netinho.

Foram muitas as caras, mas uma só filosofia: sempre manter a loucura saudável e tão característica do autentico folião baiano. Quem viveu sabe do que estou falando, pena que “aquele” Pinel acabou.

6 Respostas para “Um maluco chamado Pinel.

  1. Tenho muito orgulho de ter feito parte da historia do Pinel…lamento profundamente o fim daquele icone do nosso carnaval.

  2. Lamentável a atual situação do bloco

  3. Não participei do verdadeiro Pinel, o de hoje é lamentável.

  4. É, pena que aquele Pinel acabou… o espírito coletivo dos blocos, aquele espirito de comunidade se acabou com o mercado cego que só vê o lucro. Já não são bandos de bairros de Salvador, apenas turistas e turistas. Perde-se a irmandade, os bandos, a espontaneidade, a identidade cultural de um povo… Saudade “Pinel no ar, Pinel no espaço” Flash Gordon Pinel.. nossa, que mortalha, chapéu lindo! Que bloco lindo que me fez apaixonar por aquela simples beleza plástica das mamães-sacodes. Aqueles tapetes coloridos azuis, amarelos, brancos, vermelhos… estética? arte plástica? Não, lucro! Um dia pra entrar em bloco usaremos pulseiras estiizadas e só…

    Vc tem algum regsitro da mortalha do Pinel deste ano que citei? Do Flash Gordon?

    Grande abraço! Qualquer coisa estou no twitter:

    http://www.twitter.com/nandomonteiro
    Fernando Monteiro

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s