Ecologicamente correto em 1983.

Arte Bloco Traz-osMontes 1983

Ilustração criada em 1983 para o Bloco Traz-os-Montes.

“Preserve o verde para outros Carnavais”, era a frase estampada na arte criada para o carnaval de 1983 do Bloco Traz-os Montes. Alguém da diretoria me perguntou o por que daquela frase e não tive coragem de argumentar: senti que meu tema soou um tanto exótico e fora do tom, na época. Não havia o atual apelo midiático. Mas, mesmo assim, eles aprovaram a idéia e imprimimos os “plásticos”, para divulgação, e as fantasias do bloco. Quase 30 anos depois, vejo com prazer, mesmo que tardio, o carnaval baiano começar a esboçar ações nesse sentido. Até por se tratar de uma festa de grande apelo popular, o carnaval é espaço perfeito para difusão e conscientização de temas como preservação do meio-ambiente. Que venha um novo tempo, e os próximos carnavais.

Abaixo, da esquerda para direita, Zé Pedro, Alcides, eu sentado no carro, Aninha e David, todos  com o “macacão” do Traz os Montes que tinha a ilustração acima.

Galera com o macacão do bloco Traz os Montes

Eu e a turma com o "macacão verde" do Traz os Montes.

7 Respostas para “Ecologicamente correto em 1983.

  1. Isso mostra a sua visão e quantos anos luz você sempre esteve na frente!! te adoro!!!! bjos, Grace kelly!

  2. Everaldo Júnior

    Esse foi o último carnaval do Traz os Montes?

  3. Conheço esse plático de carro! rsrsrsrsrsrs…

  4. Quanto saudade!!! Quem viveu essa época não esquece, o BAILE DA COBRA por exemplo, sempre excelente!
    Saudades, muitas saudades!

  5. Pedrinho, eu freqüentava muito a AAB, mas não era conhecido assim não. Mas te conheço sim e sempre admirei seu trabalho.
    Eu saia no Traz os Montes, depois fui com o Chiclete com Banana para o Traz a Massa, em seguida os Internacionais e depois o Camaleão. Ou seja, sempre fui fiel a única banda que consegue até hoje fazer sucesso, apesar de ter mudado o ritmo da batida e ter abolido a guitarra baiana dos solos. Inclusive conversei isso com o Armandinho outro dia em um show que ele fez no Centro de Cultura de Valença, lembramos de muita coisa boa.
    Nos conhecemos pedrinho, no bar oceania, na época que a cabana da barra ainda recebia shows de alguns artistas, época que o Troca de Segredos fazia sucesso armado na Ondina.
    Depois trocamos algumas palavras em outras oportunidades, a última se não me engano foi no bar da lambreta ao lado da sede dos Internacionais na Mouraria mas nada além disso.
    Tenho muitas saudades dos carnavais dos anos 80, eram bem melhores que os de hoje (essa é minha humilde opinião). Quem não se lembra da Banda Salamandra, Lui Muritiba, Laurinha, Banda Mel (que veio dos Amigos da Vovó , era chamada de Tropicus Banda Show), Rock Lui, Zé Honório, o saudoso Val Valle e por aí vai).

    Encontrei seu blog por acaso Pedrinho, mas foi uma grata surpresa, pois você é remanescente de uma época de ouro para o carnaval de Salvador, e pelo que li aqui, conta com de forma fidedigna como era e o que aconteceu.

    Bom, você tem aí o meu e-mail , se quiser entrar em contato será um prazer trocar algumas palavras com o amigo e poder te passar alguns fatos curiosos que eu presenciei durante o carnaval dos anos 80.

    Desculpe o jornal, é que me empolgo quando tenho a oportunidade de falar dessa época mágica. rsrsrsrsr

    Fica com Deus.

Deixe uma resposta

