10 anos do Coruja com Ivete. – A Marca.

Marca do Bloco Coruja criada no início da década de 2000.

Marca do Bloco Coruja criada no início da década de 2000.

Nesse carnaval, o bloco Coruja comemorou seus 10 anos de parceria com Ivete Sangalo. Tive o privilégio de ter participado dessa história até o ano passado. Há 10 anos, Marcelo Rangel me convidou para essa empreitada e tive como primeiro desafio criar uma marca nova para o Coruja, que mudasse a cara do bloco até então. O resultado foi a marca acima criada diante do próprio Marcelo e Léo Góes num pedaço de papel com caneta hidrográfica. Exatamente essa aí, sem tirar, nem por. Foi só scanear… essas coisas são legais.

Para quem chegou agora no carnaval, o bloco Coruja, ou “Os Corujas”, como foi originalmente fundado, nasceu há uns 50 anos no bairro do Barbalho, acho, e rivalizava com o bloco “Os Internacionais”, hoje o Inter, e, assim como seu rival, tinha como características principais as fantasias pomposas e o fato de só ser permitido a saída de homens. Antes de Ivete assumir, Ricardo Chaves administrou o bloco e mudou seu nome para “Corujas”, retirando o “Os”, mas tarde, retiraram também o “s” final.

5 Respostas para “10 anos do Coruja com Ivete. – A Marca.

  1. Eu saí no primeiro ano do Coruja com Ivete, depois em 2006 e, nesse ano, vivi a emoção de sair de novo. Entre os foliões, havia um fã de Ivete com os abadás de todos os anos costurados uns aos outros, formando uma bandeira. Lembro da maioria, mas um em especial me despertou mais atenção porque lembro de você em pleno processo de criação do mesmo no computador (várias penas de uma coruja). Esse abadá ganhou o prêmio de melhor daquele ano.

  2. Os Corujas, assim como Os Lords e Os Internacionais foram fundados do bairro do Santo Antônio Além do Carmo, eu morava na esquina da rua dos perdões com o Largo de Santo Antônio, em um sobrado em cima do Bar de um português que chamávamos de Portuga. Os ensaios no largo eram maravilhosos e muito alegre.
    Bons tempos!!!!!

  3. Hélio Gazineo

    Todo mundo quando fala de “os Corujas” só se lembra do trio, de Ivette,etc.
    Esse bloco foi fundado às custas da abnegação de homens como Hamilton Ribeiro(presidente e fundador do Bloco),seu irmão Haroldo Ribeiro, e outros que colocavam esse bloco(já famoso naquela época),com fantasias maravilhosas,bateria,sem um centavo de patrocínio, sem mídia,sómente o que era pago pelos foliões do Bloco. Esses são os verdadeiros herois,era tudo feito com amor,dedicação. Nem carro tinham. Hoje virou essa industria milionária,que é o processo natural, da era em que estamos vivendo.
    QUE TAL SE FAZER UMA HOMENAGEM A ESSES VERDADEIROS HOMENS QUE CRIARAM,FIZERAM ACONTECER ESSA MARCA QUE ESTÁ AÍ ATÉ HOJE.
    vamos deixar de pensar só em grana, trespeitar a memória, e aproveitar enquanto estão vivos.

    Morei no Santo Antonio, onde também foi fundado os Internacionais, com Rubinho,Helinho etc…..Os Lords….. e tive a honra de sair 05 anos nos Corujas, há mais de 40 anos!.
    Seria apenas um reconhecimento aos verdadeiros responsáveis por tudo isso, e que essa moçada não tem o menor conhecimento da história do próprio bloco que sai.
    Isso é próprio de uma terra sem memória, sem cultura, sem educação!

    • Caro, Hélio. Concordo com você. Também conheci esse Oa Corujas e sei exatamente o que era. Se o bloco fosse meu, faria essa homenagem. Mas como não sou dono de nenhum, o que posso te oferecer é esse espaço para uma grande homenagem a essas pessoas e fatos que vc testemunhou. Acho fundamental preservarmos a verdadeira versão dos fatos para que o tempo não distorça a história.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s