Banda Mel do Brasil – capa do disco de 1989

capa Banda Mel do Brasil 1989

Capa do disco de vinil da Banda Mel ilustrada com aerógrafo, em 1989.

Acima, capa do disco de “vinil” da Banda Mel, gravado em 1989 e intitulado “Banda Mel do Brasil”. Na época, Fernando Gudlach, produtor desse LP, me solicitou uma capa politicamente correta, abordando temas como devastação florestal, abandono infantil, poluição e a problemática indigena. Utilizando um aerógrafo, ilustrei 4 selos na frente da capa e, mais 4, na contra capa, com estampas alusivas a essas “questões”. Os selos ilustrados na capa mostravam esses problemas agravados e os selos da contra capa estampavam esses mesmos problemas já solucionados. Era uma aposta sobre como seria o Brasil do ano 2ooo. Capa ou contra capa? Deu capa.
Apesar de não achar essa temática muito condizente com o conteúdo daquele trabalho musical, coloquei a mão nas tintas e passei uns 4 dias, incluindo as noites e madrugadas, aerografando. Ao contrário da ferramenta “brush” do Photoshop, que é digital e limpa, o aerógrafo inundava o ambiente com a tinta pulverizada. Era necessário utilizar máscara (quase nunca o fazia) e manter as janelas abertas. Hoje o computador acabou com minhas alergias e, caso erre um detalhe da ilustração, a gente manda voltar e refaz quantas vezes for necessário. Com o aerógrafo não tinha isso, mas era mais prazeroso. Sugiro a quem gosta de ilustrar, e tiver tempo e alguma grana, que compre um e experimente.

A Banda Mel na época era formada por Dal Batera, Jailton Dantas no baixo, Toni Augusto na guitarra, Julinho Villani nos teclados, na percussão Dito e Orlando Costa e Márcia, Nonato e Alobened nos vocais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s